Indonésia – Batur

Batur é um dos mais ativos vulcões da ilha de Bali e um dos mais ativos da Indonésia. Historicamente o Batur tem tido algumas pequenas erupções no intervalo de alguns anos. O vulcão é localizado no centro de duas caldeiras concêntricas (Global Volcanism Program) formadas pelo abatimento de antigos e grandes cones vulcânicos.

A caldeira externa (com 10×13,5 km de largura) foi formada durante a erupção do Ignimbrito Bali por volta de 29.300 anos atrás e agora contém um lago no seu lado leste. A caldeira interna (de 6,4×9,4 km de largura) foi formada em torno de 20.150 anos atrás durante a erupção do Ignimbrito Gunungkawi. O cone Batur, de 1.717 metros, foi construído dentro da caldeira interna, até uma altura que está mais elevada que a margem da caldeira externa. Um sistema de fissura de direção NE-SW corta o vulcão e nela se alinham diversas crateras.

Erupções históricas têm sido caracterizadas por atividade explosiva moderada, algumas vezes acompanhadas por efusão de lavas. Fluxos de lavas basálticos desde a cratera do cume ou a partir dos condutos de flanco têm alcançado o assoalho da caldeira e também as praias do Lago Batur.

As fotografias abaixo foram gentilmente cedidas à VULCANOtícias pelo Geólogo e Professor Evandro Lima da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Fotografia gentilmente cedida à VULCANOtícias pelo Geol. e Prof. Evandro Lima (UFRGS)Fotomontagem mostrando o vulcão Batur localizado no centro da caldeira interna formada em torno de 20.000 anos atrás. Notar os depósitos de fluxo de lava que se espalham pelo assoalho da caldeira a partir das diversas crateras que se alinham ao longo do sistema de fissuras que corta o edifício vulcânico. Um lago se desenvolve junto a parede direita da caldeira.

As fotografias abaixo mostram o vulcão Batur e os diversos fluxos de lavas que se espalham a partir do sistema de fissuras que corta o edifício vulcânico e que dá origem a uma série de crateras alinhadas.

Fotografia gentilmente cedida à VULCANOtícias pelo Geol. e Prof. Evandro Lima (UFRGS)Fotografia gentilmente cedida à VULCANOtícias pelo Geol. e Prof. Evandro Lima (UFRGS)Fotografia gentilmente cedida à VULCANOtícias pelo Geol. e Prof. Evandro Lima (UFRGS)


 

 

©2018 VULCANOtícias     -     Erupções | Vulcanologia | FotografiasFale Conosco

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?