A caldeira externa (com 10×13,5 km de largura) foi formada durante a erupção do Ignimbrito Bali por volta de 29.300 anos atrás e agora contém um lago no seu lado leste. A caldeira interna (de 6,4×9,4 km de largura) foi formada em torno de 20.150 anos atrás durante a erupção do Ignimbrito Gunungkawi. O cone Batur, de 1.717 metros, foi construído dentro da caldeira interna, até uma altura que está mais elevada que a margem da caldeira externa. Um sistema de fissura de direção NE-SW corta o vulcão e nela se alinham diversas crateras.
Erupções históricas têm sido caracterizadas por atividade explosiva moderada, algumas vezes acompanhadas por efusão de lavas. Fluxos de lavas basálticos desde a cratera do cume ou a partir dos condutos de flanco têm alcançado o assoalho da caldeira e também as praias do Lago Batur.
As fotografias abaixo foram gentilmente cedidas à VULCANOtícias pelo Geólogo e Professor Evandro Lima da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Fotomontagem mostrando o vulcão Batur localizado no centro da caldeira interna formada em torno de 20.000 anos atrás. Notar os depósitos de fluxo de lava que se espalham pelo assoalho da caldeira a partir das diversas crateras que se alinham ao longo do sistema de fissuras que corta o edifício vulcânico. Um lago se desenvolve junto a parede direita da caldeira.
As fotografias abaixo mostram o vulcão Batur e os diversos fluxos de lavas que se espalham a partir do sistema de fissuras que corta o edifício vulcânico e que dá origem a uma série de crateras alinhadas.