Vulcão Nevados del Chillán

VULCÃO CHILENO NEVADOS DEL CHILLÁN PODE ENTRAR EM ERUPÇÃO NOS PRÓXIMOS DIAS

O Servicio Nacional de Geología y Minería de Chile (SERNAGEOMIN) elevou o nível de alerta de amarelo para laranja para a região do complexo vulcânico Nevados del Chillán.

Segundo os últimos registros de monitoramento, no período entre 16 e 31 de março, ocorreram 44 eventos sísmicos classificados como vulcano-tectônicos, relacionados com processos de fraturamento de materiais rígidos.

Também foram registrados no período 3.874 terremotos associados à dinâmica de fluidos no interior do edifício vulcânico, sendo que 2.645 foram relacionados com eventos de longo período, associados a um evento explosivo de maior energia que ocorreu no dia 5 de abril, às 12h02min (hora local), cuja coluna eruptiva alcançou em torno de 2 km de altitude. Foram contabilizadas 765 explosões associadas a gases magmáticos. Duas explosões maiores ocorreram nos dias 30 e 31 de março.

As imagens obtidas através de câmeras instaladas nas proximidades do complexo vulcânico revelaram principalmente emissões de gases associadas às explosões, provenientes das crateras atualmente ativas. Durante as noites, as câmeras mostraram esporádica incandescência associada com algumas explosões e/ou aumento das emissões de gases.

Segundo o SENARGEOMIN, Nevados de Chillán corresponde a um complexo vulcânico de forma elíptica, de composição que varia entre o dacítico e o andesítico. Ele está localizado na cordilheira dos Andes da região de Biobío, na fronteira das comunas de Coihueco e Pinto. O edifício atual possui dezessete centros de emissão reconhecíveis alinhados principalmente na direção NW-SE, distribuídos em dois subcomplexos e alguns centros menores de emissão de satélites. Do complexo vulcânico surgem numerosos vales, em sua maioria estreitos, que terminam em dois grandes rios principais. O vale do Trancas corresponde ao setor com a maior população, permanente e flutuante, com um importante boom nos períodos de inverno. Em geral, as cidades mais próximas estão distribuídas na parte ocidental do complexo, concentrando também importantes centros turísticos na área, como as estações de esqui Nevados de Chillán e Las Termas de Chillán. Os principais tipos de erupção do complexo registrados historicamente foram vulcanianos e subplinianos.

 

Emissão de gases na cratera ativa do vulcão Nevados del Chillán – FOTO AFP/Martin BERNETTI

Cume do complexo vulcânico Nevados del Chillán mostrando os diversos centros de emissões. FOTO – SERNAGEOMIN

 

©2018 VULCANOtícias     -     Erupções | Vulcanologia | FotografiasFale Conosco

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?